terça-feira, 16 de outubro de 2012

TRANSPARÊNCIA Ministério lança novo espaço do Proadi-SUS


Espaço conta com informações sobre a gestão, legislação e os projetos realizados no programa de apoio ao desenvolvimento do Sistema Único da Saúde
O Ministério da Saúde lança nesta semana o novo espaço do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A página, hospedada no portal do Ministério, pode ser acessada diretamente digitandohttp://www.saude.gov.br/proadisus, tem informações sobre a criação e a gestão do programa, a legislação e normas correlatas, os projetos executados no triênio 2009-2011 e os que serão executados no período de 2012-2014.
A finalidade do novo espaço é divulgar os trabalhos realizados e as entidades de saúde de reconhecida excelência no âmbito dos projetos de apoio ao Proadi-SUS. O programa é voltado para o desenvolvimento, incorporação e transferência de novas tecnologias e experiências em gestão no SUS.
O diretor do Departamento de Economia da Saúde, Adail Rollo destacou a importância da publicação da nova página sob o ponto de vista do controle social. “Esta iniciativa é mais um passo na política de transparência da gestão do Ministério da Saúde e do Governo Federal”, completou.
PROGRAMA - Segundo aLei 12.101/2009, essas entidades de saúde podem ter isenção de contribuições para a seguridade social, por meio de projetos que contribuam para o desenvolvimento institucional do SUS, nas áreas de estudos de avaliação e incorporação de tecnologias, capacitação de recursos humanos, pesquisas de interesse público em saúde e desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde.
Os hospitais de excelência apresentam os projetos ao Ministério da Saúde, que faz a análise e a aprovação. Em seguida, é celebrado um termo de ajuste entre as partes para o projeto ser desenvolvido com os recursos despendidos pela entidade de saúde, que não podem ser inferiores ao valor total das isenções usufruídas a que esta instituição tem direito em função do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (Cebas).
O monitoramento e a avaliação dos termos de ajuste são realizados pelos órgãos do Ministério da Saúde ou entidades vinculadas, participantes do programa, considerando cada um dos projetos e as suas características. A responsabilidade pelo monitoramento da gestão administrativa dos projetos é da Coordenação de Projetos de Cooperação Nacional (CPCN), do Departamento de Economia da Saúde.
Atualmente, são 108 projetos em execução, totalizando cerca de R$ 921,7 milhões em isenções fiscais, entre os anos de 2012 e 2014. Estes projetos estão ligados a diversas áreas do SUS, desde a Atenção Primária até a Alta Complexidade. E contemplam ainda a qualificação e o aprimoramento da gestão, inovação cientifica e tecnológica, a capacitação dos profissionais e de trabalhadores do SUS.

Por Amanda Costa, da Agência Saúde – Ascom/MS
(61) 3315.3580 / 3989

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...