sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DOENÇAS CRÔNICAS Ministério fortalece vigilância nos estados e cidades

Plano de Ações para Enfrentamento das DCNT inclui o desenvolvimento de instrumentos de capacitação das secretarias de saúde a fim de garantir o cumprimento da meta

Confira íntegra do Plano

Acesse matéria da Web Rádio Saúde

Incrementar a vigilância das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) em estados e municípios é uma das estratégias fundamentais para assegurar o sucesso do Plano de Ações para Enfrentamento das DCNT. “Para isso, vamos pactuar indicadores de monitoramento das ações do Plano nas esferas municipal e estadual, desenvolvendo instrumentos para fortalecer a capacidade técnica nas secretarias estaduais e nas secretarias municipais de saúde”, explica a coordenadora geral de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta. Nas secretarias serão estimuladas ações de promoção e prevenção de DCNT, incluindo a vigilância ambiental e o acompanhamento de populações expostas a contaminantes ocupacionais e ambientais.
Lançado em 18 de agosto pelo Ministério da Saúde, o Plano prevê um conjunto de medidas para reduzir em 2% ao ano a taxa de mortalidade prematura por enfermidades como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Construído em parceria com diferentes setores do governo e da sociedade civil, o plano prevê para a década 2012-2022 ações de vigilância, promoção e cuidado integral da saúde.
O Ministério também vai estimular publicações das secretarias sobre DCNT, apoiando a introdução de temas relativos à vigilância de doenças e agravos não transmissíveis e à promoção da saúde nos planos municipais e estaduais de saúde. “Estamos desenvolvendo metodologias e instrumentos para a realização de inquéritos e estudos de avaliação de programas sociais para municípios de pequeno e médio porte”, indica Deborah Malta.
Um exemplo bem sucedido foi a pesquisa que avaliou o estado de saúde dos habitantes do município de Anchieta, no Espírito Santo, com 100% de cobertura pelo Programa Saúde da Família. “Usamos toda a estrutura pública do município e do estado, sem gasto extra, para realizar testes preventivos para doenças crônicas não transmissíveis, envolvendo o laboratório da cidade, os profissionais da vigilância e as equipes do Programa Saúde da Família”, conta Malta. A ideia é repetir a avaliação a cada 3 a 5 anos.
Ela ressalta que, ao mobilizar os secretários estaduais e municipais de saúde, junto com o prefeito e outros parceiros, o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis ganha força, especialmente em municípios de pequeno porte. “Os pequenos municípios costumam ficar mais focados com as doenças transmissíveis”, observa. Até 2012, a meta é que as 27 capitais, os 26 estados e o DF, além de 10% dos municípios com até 100 mil habitantes tenham pelo menos um técnico de referência em doenças e agravos não transmissíveis.
Malta lembra que o Ministério da Saúde está oferecendo um curso anual de capacitação em vigilância de DCNT e promoção da saúde para as secretarias estaduais e municipais de saúde. O curso a distância, com duração de quatro meses, reuniu mais de 300 profissionais de todo o país em 2011.
Conheça as ações previstas no Plano para fortalecer a vigilância de DCNT com os gestores locais

1 - Pactuar indicadores de monitoramento das ações do Plano nas esferas municipal e estadual.

2 - Desenvolver instrumentos para fortalecer a capacidade técnica nas SES e SMS.

3 - Realizar curso anual de capacitação em vigilância de DCNT e promoção da saúde para as SES e SMS.

4 - Estimular publicações das SES e SMS em DCNT.

5 - Fortalecer as SES e SMS para as ações de vigilância, promoção e prevenção de DCNT, incluindo a vigilância ambiental e o acompanhamento de populações expostas a contaminantes ocupacionais e ambientais.

6 - Estimular a introdução de temas relativos à vigilância de DANT e à promoção da saúde nos planos municipais e estaduais de saúde.

7 - Desenvolver metodologias e instrumentos para a realização de inquéritos e estudos de avaliação de programas sociais para municípios de pequeno e médio porte.
Débora Pinheiro
Agência Saúde
 
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580/2351
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...