quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Preparatórias para 14ª Conferência Nacional de Saúde ocorreram em MG, DF, RS e SP. Ainda neste mês, BA, CE, GO e Al realizam seus eventos regionais

Preparatórias para 14ª Conferência Nacional de Saúde ocorreram em MG, DF, RS e SP. Ainda neste mês, BA, CE, GO e Al realizam seus eventos regionais
Em todo o Brasil já foram realizadas 4.124 conferências municipais e mais quatro estaduais – Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e São Paulo. Nessa fase, que dura até final de outubro, estão sendo eleitos delegados que vão representar os estados na 14ª Conferência Nacional de Saúde, que se realiza de 30 de novembro a 4 de dezembro em Brasília.
As conferências são espaços destinados a analisar os avanços e retrocessos do SUS e propor diretrizes para a formulação de políticas de saúde. O evento é vital para o exercício do controle social da rede pública. As decisões sobre as políticas públicas de saúde são consolidadas em uma agenda para sua efetivação. As conferências nacionais são construídas de maneira descentralizada, iniciando-se nas conferências municipais de saúde, seguida das estaduais. Elas ocorrem a cada quatro anos.
Até o final de setembro, haverá conferências estaduais na Bahia (de 12 a 15), no Ceará (de 20 a 23), em Goiás (21 a 23) e em Alagoas (26 a 29). Os temas mais recorrentes discutidos nos municípios foram financiamento do Sistema Único de Saúde, a participação da comunidade e o controle social, políticas para saúde mental, atenção primária em saúde e mudanças no modelo de gestão e relação com a iniciativa privada, entre outros.

A 8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia, no Centro de Convenções de Salvador, poderá ser acompanhada pelo Portal da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia: www.saude.ba.gov.br. As conferências municipais de saúde 2011 na Bahia chegaram ao fim com quase 100% dos municípios tendo realizado o evento. Dos 417 municípios baianos, 416 realizaram suas conferências. No Ceará, as 184 conferências que cobriram todos os municípios levarão 1.496 delegados à etapa estadual. A 6ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará será realizada em Fortaleza e elegerá 120 delegados à etapa nacional.

Em Goiânia, a 7ª Conferência Estadual de Saúde de Goiás realiza-se no Centro Pastoral Dom Fernando. Foram realizadas 147 conferências municipais – o equivalente a 40% do total de 246 municípios. A 7ª Conferência Estadual de Saúde de Alagoas ocorrerá em Maceió reunindo delegados escolhidos nas 102 cidades do estado, que fizeram todas suas conferências municipais.

Podem participar da Conferência Nacional de Saúde, usuários do SUS (população geral), trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço da área. Durante a etapa municipal são eleitos delegados, ou seja, representantes de entidades e movimentos sociais para participar da etapa estadual. O mesmo acontece nos estados e no Distrito Federal, que enviam delegados eleitos para comparecerem ao evento nacional.
Mais informações sobre a 14ª Conferência Nacional de Saúde

Débora Pinheiro
Agência Saúde
 
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580/3985

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...