terça-feira, 29 de maio de 2012

Seminário Macrorregional sobre urgência e emergência


seminário saúde



A Câmara Municipal de Ubá foi o local de realização de um seminário sobre a saúde denominado “Rede de Urgência e Emergência na Macrorregião Sudeste” que compreende as Gerências Regionais de Saúde de Ubá, Juiz de Fora, Leopoldina e Manhumirim. O evento aconteceu no dia 25 de Maio por iniciativa Secretaria Municipal de Saúde, de Ubá, dos Colegiados de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e Diretorias Regionais da Saúde das cidades da macrorregião. Além de Prefeitos, Vereadores e Secretários de Saúde de vários municípios, o seminário contou também com a presença de prestadores de serviços, usuários, conselheiros e trabalhadores da saúde e todos os temas apresentados e debatidos focaram a necessidade de melhorar a assistência em urgência e emergência nos hospitais da região, dotando-os de melhores equipamentos e recursos para atendimento.
Foram palestrantes o Dr. Ivan Chebli, Profissional e Consultor em saúde pública em Minas Gerais, e o Dr. Cláudio Lacerda Reis, Superintendente da Regional da Saúde de Juiz de Fora, e ao final dos debates foi redigido um documento denominado “Carta de Ubá” a ser encaminhada ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde, onde estão manifestados os desejos e os compromissos de prefeitos, superintendentes, gerentes e técnicos das regionais de saúde, secretários municipais de saúde, prestadores de serviços, conselheiros municipais, usuários, parlamentares e associações profissionais presentes. Para conhecer o teor da “Carta de Ubá” clique aqui.
O Superintendente da Regional da Saúde de Juiz de Fora, Dr. Cláudio Lacerda Reis falou sobre o seminário: “foi o primeiro evento nesta região que a gente faz com este grupo de pessoas, com a participação de Secretários, Prefeitos, Prestadores de Serviços, e estão todos motivados pelo mesmo propósito, que é melhorar a assistência em urgência e emergência na região. Foi um evento bastante proveitoso inclusive com a redação deste documento que vai ser levado ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde e eu penso que nós vamos lograr êxito em curto espaço de tempo”, concluiu.
O Secretário da Saúde de Ubá, Cláudio Ponciano também falou sobre o Seminário: “o grande resultado aqui foi a pluralidade da representação porque todos os segmentos da saúde estavam presentes como os prestadores, os usuários, através do Conselho, os políticos, e os trabalhadores da saúde; foi um momento muito plural e pudemos constatar a sensibilização. A gente sempre discute pensando que não tem saída e foi mostrado que tem saída, tem possibilidade e todo mundo tem pressa. O recurso está lá, as portarias estão aí e agora vai prevalecer a nossa capacidade de organização, de trabalhar para elaborar os projetos e apresentá-los no Ministério e na Secretaria de Estado  da Saúde nos próximos dois meses. O Secretário de Estado da Saúde já se dispôs a receber uma representação da região no início do próximo mês e isto mostra que o resultado foi muito positivo, pela representatividade e pelo compromisso de quem esteve aqui, de trabalhar para construir este projeto, para adaptar e atualizar: isto mostra que o Seminário produzirá bons resultados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...