segunda-feira, 21 de julho de 2014

ORTOPEDIA Into fortalece rede de ortopedia e traumatologia no país

Cooperação com estados prevê assessoria técnica e gerencial e o fornecimento de insumos estratégicos de média e alta complexidade
Uma equipe de especialistas em joelho e quadril do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) iniciou nesta segunda-feira (21) sua participação no mutirão de cirurgias ortopédicas realizado pelo Hospital da Baleia, em Belo Horizonte. O mutirão, que deverá realizar 40 cirurgias, seguirá até a sexta-feira (25) e faz parte de um termo de cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. Além de Minas Gerais, os estados de São Paulo, Paraná e Acre também serão beneficiados com a cooperação técnica.
O termo de cooperação possibilita que o Instituto avance em seu compromisso de consultor técnico para a estruturação e o fortalecimento da rede de serviços de alta complexidade em ortopedia, traumatologia e reabilitação pós-operatória. Em Belo Horizonte, a formalização do termo de cooperação técnica, que tiveram suas ações iniciadas há três meses, permite que o Instituto preste assessoria técnica e gerencial ao Hospital da Baleia.
De acordo com o documento, caberá ao Into executar as ações assistenciais e cirúrgicas, além de prover insumos estratégicos necessários para os procedimentos de média e alta complexidade, como órteses, próteses e materiais especiais. “A equipe atuará em apoio aos médicos do Hospital da Baleia em um esforço concentrado para atender os pacientes e também promover o intercâmbio entre os profissionais de saúde, com a troca de experiências e de protocolos para utilização de materiais de alto custo utilizados nas cirurgias de próteses de quadril e joelho”, anuncia o diretor geral do Into, João Matheus Guimarães.
PARCERIAS - No Rio de Janeiro, a cooperação técnica com o Into desde 2010, quando foi formalizada com a Secretaria Estadual de Saúde a primeira assessoria técnica para o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, no município de Paraíba do Sul.  Os estados de São Paulo, Paraná e Acre também serão beneficiados com a iniciativa e passam por processo de implantação, reformas e adequações dos serviços de referência em trauma e ortopedia, contando com consultoria do Into.
Em São Paulo, o acordo será firmado com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Prefeitura de São Paulo para apoio ao Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, em Jabaquara. No Paraná, a unidade beneficiada será o Hospital do Idoso Zilda Arns - em Curitiba -, e no Acre, a construção de um hospital está em andamento para oferecer atendimento em ortopedia e traumatologia à população local.

Atendimento à Imprensa
(21) 2134-5145

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...