quinta-feira, 25 de setembro de 2014

NASF atua positivamente e ajuda paciente a resgatar a autoestima

Grupo Nutricionista NASFSenhor Angelo Reis

Paciente obeso volta a fazer suas atividades ao seguir orientações do Núcleo
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF veio para dar suporte para a consolidação das ações de promoção e prevenção da saúde, já desempenhadas pelas Equipes de Estratégia de Saúde da Família - ESF. Em Ubá, a Prefeitura através da Secretaria Municipal da Saúde, implantou a primeira equipe de NASF (NASF I) em Agosto de 2013. Visando dar um maior suporte na prevenção e promoção da saúde fortalecendo as metas da Atenção Básica, sem desprezar a necessidade das ações curativistas e de reabilitação já realizadas.
Alguns pacientes viram suas vidas mudarem ao seguir as orientações do NASF, exemplo do senhor Ângelo Reis, que com as orientações da Nutricionista de um dos Núcleos deixou de pesar cerca 32 kg, em 5 meses, já que seguiu as orientações com atividade física, reeducação alimentar e hábitos saudáveis. Senhor Ângelo que no momento em que iniciou o tratamento pesava entorno de 153 kg, hoje se diz muito satisfeito com a atuação da equipe que o visitou em sua casa, pois o mesmo antes não conseguia nem se mover até a Unidade de Saúde. “O NASF me deu uma continuidade de vida melhor em todos os sentidos. O que eu posso dizer que a minha vida é outra! Hoje posso fazer caminhada, ando de ônibus e posso rever pessoas que há muito tempo não via por não conseguir sair de casa" disse feliz com a nova vida.
A atuação dos NASFs em Ubá
São realizadas ações em grupo de controle do tabagismo, orientações nutricionais, atividades físicas, orientações sobre doenças como Hipertensão e Diabetes, grupos de Gestantes, grupos de Saúde Mental e atividades de orientação nutricional e alimentar para crianças e adolescentes, inclusive em parcerias com as escolas. Além disso, as equipes realizam visitas domiciliares em caso de necessidade, como aconteceu com o Senhor Ângelo Reis.
Os Núcleos são compostos por Nutricionista, Psicólogos, Assistente Social, Fisioterapêutas, Farmacêutico, Fonoaudiólogos e atuam diariamente nas Unidades, com o objetivo de oferecer uma atenção básica mais próxima da integralidade e com uma maior resolutividade. Em Ubá, são 14 Unidades atendidas pelos 2 Núcleos, totalizando cerca de 60 mil pessoas assistidas pelo NASF. Os índices de redução na atenção secundária são notórios! Já este ano, algumas ações resultaram na redução no número de encaminhamentos aos serviços de atendimento especializado, o que automaticamente resulta em uma diminuição nas filas de espera, como ocorreu na redução de fila para atendimentos de fonoaudiologia onde 58 dos 83 casos que estavam na lista de espera foram solucionados e também a redução no número de encaminhamentos para psiquiatria aguardando atendimento.
 por Assessoria de Comunicação da PMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...