quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conselho de ministros da saúde da Unasul discute padrão de vigilância sanitária nas fronteiras

Ministro Alexandre Padilha e demais ministros da Saúde dos 12 países-membros da Unasul debatem necessidade de ação cada vez mais ágil e integrada
A possibilidade de que os países-membros acionem cada vez mais rápido e de forma articulada suas estruturas de vigilância sanitária nas fronteiras é um dos principais focos de discussão da União de Nações Sul-americanas (Unasul), que reúne nesta quinta-feira (13) ministros da Saúde dos 12 integrantes em Montevidéu, no Uruguai. O ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, participa do encontro, onde também será debatido o atendimento às vítimas da dengue nos diferentes países e a vigilância conjunta a medicamentos falsificados, entre outros temas.

A experiência obtida com as ações desencadeadas desde 2009 no controle da gripe H1N1, cuja pandemia já foi superada, inspira a adoção de medidas articuladas entres os países. Isso envolve desde o trabalho nas fronteiras até o suporte na oferta de medicamentos e o acerto na distribuição de vacinas entre a população, por exemplo.

Técnicos dos ministérios da Saúde dos 12 países da América do Sul que formam a Unasul já debatem essas ações desde terça-feira (12) na capital uruguaia. “O que se pretende é consolidar uma estrutura de confiança e segurança de vigilância sanitária entre os países”, ressalta o coordenador do UNASUL Saúde Brasil e coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Buss, que participa do encontro.


DENGUE E MEDICAMENTOS – No contexto atual, a dengue, as dificuldades de combate ao mosquito transmissor e as pesquisas sobre uma vacina contra a doença impõem-se como um dos assuntos prioritários no grupo. Uma das preocupações é o atendimento a cidadãos que se deslocam entre os países da Unasul.

Entre os assuntos em discussão, estão ainda o acesso a medicamentos (entre os quais os genéricos) e a possibilidade de negociação conjunta dos países sul-americanos com as grandes indústrias mundiais para a redução de preços. Ainda não há uma resolução específica sobre o tema, mas a vigilância eficaz aos medicamentos será abordada durante o encontro.

SAÚDE NA UNASUL - Criada em 2008, a Unasul tem o objetivo de construir, de forma participativa e consensual um espaço de articulação, nos mais diversos âmbitos, como o sociocultural, econômico, cultural e político entre os povos sul-americanos. A Saúde é um dos oito conselhos ministeriais da Unasul – os demais são Energia; Defesa; Infra-estrutura e Planejamento; Desenvolvimento Social; Problema Mundial das Drogas; Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação; e Economia e Finanças. O tratado da Unasul entrou em março deste ano em vigor.

Por Géssica Trindade – Ascom/MS
(61) 3315-3580/2351


voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...