segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CANAL DENTARIO PERFURADO

O que é Perfuração
Perfuração é uma situação patológica com prognóstico reservado na maioria dos casos para os dentes ou raízes portadores. As perfurações podem ser de causas naturais, ou seja, reabsorções externas com as mais variadas causas determinantes como traumas, ações químicas, forças, inclusive cárie. Existem perfurações de causas técnicas provocadas por falhas nos preparos das restaurações, tratamentos de canal ou outras. A situação da perfuração em relação a região do dente pode ter significados diversos em relação ao futuro do dente, assim como o tamanho.
As perfurações ocorridas nos as- soalhos das câmaras pulpares de pequeno tamanho nas condições técnicas atuais tem prognóstico reservado. As perfurações médias e grandes nesta região do dente tem prognósticos péssimos, geral mente, aparecem problemas periodontais graves, obrigando a contribuição da cirurgia, através de separações radiculares como solução final. As perfurações altas nas regiões dos canais, após a manipulação cirúrgica do trajeto, com sua correção, tem na obturação a solução final de prognóstico muito favorável. E recomendável após a solução endodôntica das perfurações, que os dentes sejam restaurados ou raízes protegidas e que ocorram controles de 90/180 dias, através de radiografias periapicais.
Perfuração é um acidente indesejável ou uma situação de agressão natural, que com uma boa conduta clínica, geralmente tem resposta satisfatória para a manutenção das peças envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...