terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ministério da Saúde certifica primeiras unidades básicas na Rede Amamenta Brasil

Dez unidades são credenciadas em Corumbá, no Mato Grosso do Sul
Nesta quarta-feira (17), o Ministério da Saúde entrega certificados às dez primeiras Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a fazerem parte da Rede Amamenta Brasil, criada e estruturada pelo ministério. As UBSs estão localizadas em Corumbá (MS), onde a cerimônia de credenciamento será às 16h30, no auditório do Centro de Convenções Miguel Gómez. Estarão presentes a coordenadora da área técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Elsa Giugliani, e o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli.

As primeiras dez unidades credenciadas em Corumbá atenderam a todos os requisitos para a certificação à Rede Amamenta Brasil: promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, medidas voltadas ao aumento dos índices de amamentação no país. “É por conta desta e de outras ações do governo federal, em parceria com as secretarias municipais e estaduais de saúde, que o Brasil deve atingir o Quarto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio e reduzir a mortalidade infantil já em 2012, três anos antes do prazo estabelecido pela Organização das Nações Unidas”, destaca Elsa Giugliani. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o aleitamento materno prioritário para a redução da mortalidade na infância.

O Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais se destacou desde a criação da Rede Amamenta Brasil, em 2008. Foram 135 tutores formados, mais de 100 UBSs capacitadas e três mil profissionais envolvidos. Em todo o Brasil, até o momento, mais de 1,1 mil tutores já foram formados, 700 UBS capacitadas e 12,5 mil profissionais envolvidos na consolidação da Rede.

A estratégia é ampliar a troca de informações sobre a importância do aleitamento materno, capacitando os profissionais que atuam nas UBSs para que eles se tornem agentes multiplicadores das informações nas comunidades, especialmente entre as gestantes e mães. A Rede Amamenta Brasil “interliga” as UBSs, as secretarias municipais e estaduais de saúde e a sociedade nesse esforço de incentivar a doação e captação de leite materno no país.

A Rede tem como diretrizes os princípios da educação permanente, do respeito à visão de mundo dos profissionais de saúde e das especificidades locais e regionais das UBSs. A Rede Amamenta Brasil também é responsável pelo monitoramento dos índices de amamentação nos locais que contarão com unidades certificadas.

UBSs que serão certificadas em Corumbá 1 – DR. BRENO DE MEDEIROS
2 – DOM BOSCO
3 – DR. GASTÃO DE OLIVEIRA
4 – NOVA CORUMBÁ
5 – DR. HUMBERTO PEREIRA
6 – DR. ENIO CUNHA
7 – AEROPORTO
8 – BEIRA RIO
9 – SÃO BARTOLOMEU
10 – RURAL TAQUARAL


voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...