sexta-feira, 8 de julho de 2011

FÉRIAS: Quem vai fazer turismo ecológico precisa se vacinar contra febre amarela

LOC/REPÓRTER: Quem vai aproveitar as férias do meio do ano para conhecer regiões de matas, florestas e cachoeiras precisa estar vacinado contra a febre amarela. Apesar de a febre amarela urbana não existir mais no Brasil, o vírus da doença ainda circula em regiões silvestres, conforme explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
TEC/SONORA - secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde Jarbas Barbosa
"A febre amarela silvestre é uma doença comum das nossas matas. Macacos adoecem continuamente de febre amarela. Se a pessoa vai pescar, acampar, fazer trilha, tomar banho de cachoeira, tomar banho de rio, turismo ecológico, qualquer tipo de contato com área silvestre a pessoa pode ser picada por um mosquito que picou recentemente um macaco contaminado e vir desenvolver a febre amarela.''
LOC/REPÓRTER: O secretário ressalta que mesmo indo para locais em que já esteve outras vezes, é preciso estar imunizado contra a doença.
TEC/SONORA - secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde Jarbas Barbosa
"A febre amarela é uma doença grave que pode matar em uma proporção grande de casos e que pode ser facilmente ser prevenida com uma vacina. Mesmo as pessoas que vão a locais onde costumeiramente ela tem ido nos últimos anos, essas pessoas às vezes têm uma falsa sensação de segurança. O vírus da febre amarela percorre áreas grandes do brasil e da américa latina"
LOC/REPÓRTER: O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta que a vacina deve ser feita 10 dias antes da viagem. Se a pessoa não lembra quando ou se já tomou a vacina, pode se imunizar de novo sem qualquer problema para a saúde. A vacina da febre amarela precisa ser reforçada a cada 10 anos.
Reportagem, Vanessa Silvestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...