terça-feira, 5 de julho de 2011

Ministério participa em Lisboa de reunião global sobre recursos humanos da Saúde


Evento busca compartilhar experiências de formação de recursos humanos no setor.

O Ministério da Saúde participa da Reunião Global de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde (RHS), que ocorre esta semana em Lisboa, do dia 4 a 7 de julho. O evento reúne gestores da área da saúde e atores envolvidos no processo de estabelecimento e funcionamento de Observatórios de RHS de várias partes do mundo. Participam da reunião, representantes de Observatórios regionais e nacionais de países como Sudão, Jordânia, Omã, Afeganistão, Paquistão, Uganda, Brasil, Síria, Camarões, Peru, entre outros.

O objetivo do encontro é estabelecer conexões e compartilhar experiências entre os Observatórios RHS regionais e nacionais, que são unidades dedicadas ao estudo e pesquisa na área de recursos humanos da Saúde. A partir deste intercâmbio, serão definidas estratégias para a criação de novos observatórios, bem como para o fortalecimento dos já existentes. Além disso, serão avaliadas as contribuições prestadas por eles ao desenvolvimento de políticas da saúde, e exploradas abordagens inovadoras no que se refere ao tema.

O Ministério da Saúde será representado pela secretária-substituta de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Ana Estela Haddad, e pelo assessor internacional Roberto Esteves. Ana Estela Haddad abordará maneiras de se aumentar o envolvimento dos Observatórios de RHS nos processos de desenvolvimento de políticas da área de recursos humanos da Saúde.

A secretária-substituta ressalta a importância da participação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, responsável pela Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH), neste tipo de evento. “O encontro é de extrema importância, pois permite conhecer outros exemplos de contribuições e processos de desenvolvimento de políticas para a área, além de viabilizar um maior compartilhamento, intercâmbio e colaboração entre os observatórios”.

REDE ObservaRH – Os Observatórios de Recursos Humanos em Saúde, no Brasil, são instituições de ensino, pesquisa e serviços, que juntos formam a chamada Rede ObservaRH. O propósito geral da rede é produzir estudos e pesquisas, e propiciar o amplo acesso a informações e análises sobre a área de recursos humanos de Saúde no País. Esses estudos objetivam auxiliar a formulação, o acompanhamento e a avaliação de políticas e programas setoriais da área.

A rede desenvolve diversas linhas de pesquisa, dentre elas, estatísticas sobre o mercado de trabalho em Saúde; aspectos legais relacionados a recursos humanos na área de Saúde; educação, formação e qualificação; produtividade e qualidade dos serviços; história do mercado de trabalho em Saúde; governabilidade e conflitos no trabalho.

Acesse aqui a página da ObservaRH.

SERVIÇOReunión Mundial de Observatorios de Recursos Humanos de Salud
Data:
4 a 7 de julho.
Local: Lisboa, Portugal. Dia 4 de julo, a partir das 8h30: Fundación Gulbenkian – Av. de Berna 45ª, 1067-001 Lisboa Codex, Sala de conferência: Auditório 2.
Dias 5, 6 e 7 de julho, a partir de 9h: Sana Malhoa Hotel – Av. Jose Malhoa, 1099 - 089, http://www.sanamalhoahotel.com/, Sala de conferência: Belém 1, Sala de trabajo – Belém 2, Sala de trabajo – Belém 3.


voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...