domingo, 15 de abril de 2012

Estado fortalece saúde mental em Manhuaçu e firma novos compromissos

Estado fortalece saúde mental em Manhuaçu e firma novos compromissos
A população de Manhuaçu, município mineiro da macrorregião sanitária Leste do Sul, recebeu nesta sexta-feira (13/04), um Centro de Atenção Psicossocial voltado para usuários de álcool e drogas (CAPS/AD). A perspectiva é que a unidade possa integrar a rede do programa Aliança pela Vida para atender também cidades que fazem parte da região. 

Além de presidir a cerimônia de entrega do CAPS/AD, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, ainda anunciou a liberação de cerca de R$ 40 mil visando a compra de novos móveis para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Petrina e também autorizou a formulação de projeto para construção de um andar, com capacidade para 40 leitos no Hospital César Leite, de modo a absorver a necessidade de internação de pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
   
“Minha vinda a Manhuaçu tinha objetivo inicial de celebrar importantes conquistas na área da saúde do município. Sem que me fosse solicitado, decidi firmar algumas parcerias para continuarmos avançando, sobretudo no que diz respeito ao Hospital César Leite, que é um serviço fundamental de toda esta região”, declarou Antônio Jorge. 
    
O secretário também ressaltou que o CAPS/AD constitui uma resposta para enfrentar o que classificou como maior problema de saúde pública atual que é o abuso de drogas. “Independente de serem ilícitas ou lícitas, como o álcool e o tabaco, o uso destas substâncias desafia as políticas públicas de saúde. Esta unidade é um espaço de perseverança, no qual não se pode desistir mediante às frustrações. O enfrentamento deste problema não é tarefa fácil e é preciso não só domínio da técnica, mas também humanismo, amor e respeito ao próximo”, declarou. 
    
O prefeito de Manhuaçu, Renato Cezar Von Randow, destacou o apoio do Governo de Minas por meio de parcerias importantes no intuito de fortalecer a rede de saúde do município. “Tivemos investimentos em diversas áreas, seja na atenção primária, até na Urgência e Emergência. Temos avançado, e cito como exemplo as obras das Unidades de Pronto Atendimento, a qualificação do Hospital Cesar Leite, entre tantas ações. Com o apoio do Estado estamos buscando constantemente uma atenção mais adequada, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas”. 
O secretário municipal de saúde, Luiz Carlos Lemos Prata, endossou as palavras do prefeito, acrescentando que a unidade trará um impacto positivo para a saúde da população, visto que se trata de um ponto de atenção específico para atender ao público que sofre com o abuso de álcool e outras drogas. 
Para o coordenador estadual de Saúde Mental, Paulo Repsold, há possibilidade da unidade, projetada inicialmente para ser um CAPS 2, ser ampliada e qualificada como CAPS 3. “Na construção da rede que estamos formando, este equipamento tem um papel chave na região. Haverá agora o processo de credenciamento no Ministério da Saúde”, explicou. 
   
O secretário Antônio Jorge participou também da inauguração da UBS do bairro Petrina e do serviço de hemodinâmica do Hospital Cesar Leite e ainda visitou a Unidade de Pronto Atendimento. 0
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais


Autor: Ramon Jader

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...