sexta-feira, 20 de abril de 2012

Maionese Caseira: melhor evitar

maionese caseira vigilância sanitária VISANa correria do dia a dia muitas pessoas se alimentam fora de casa, e muitas vezes não se dão conta dos riscos de ingerir alimentos que não tiveram condições adequadas de preparo. Um dos grandes problemas atuais é a utilização da maionese caseira,  que é preparada com ovos crus, que são uma grande fonte de contaminação de uma bactéria conhecida como Salmonela que causa da infecção intestinal salmonelose.
Geralmente, a solmonelose dura de 4 a 7 dias, com o doente se recuperando sem a necessidade de tratamento terapêutico. Entretanto, quando a diarreia é severa, hospitalização e uso de antibióticos podem ser necessários, além de hidratação venosa e outros cuidados.
Os principais sintomas da salmonelose são dores abdominais, diarreia, calafrios, febre, náuseas, vômitos e mal-estar de 12 a 72h após a ingestão do alimento contaminado. Ela é responsável por grande parte das internações e pode levar o doente à óbito.
Diante disso a equipe de Vigilância Sanitária de Ubá está realizando desde 27 de março uma ação em todos os estabelecimentos alimentícios para orientação quanto a proibição da maionese. Essa proibição está detalhada na resolução Secretaria Estadual de Saúde n°0124 de 23 de junho de 2003.
Até o presente momento foram vistoriados 75 estabelecimentos, flagrando em muitos a maionese caseira.  Diante disso, a equipe da VISA faz uma notificação e casos reincidentes culminarão com a abertura de processo administrativo, podendo o estabelecimento ser interditado.
A Equipe VISA está a disposição para mais esclarecimentos pelo telefone: 3541-1694.
Segue algumas dicas de saúde:
1) Só aceite utilizar sachês de maionese e verifique a data de validade
2) Não consuma alimentos que levem ovos crus, tanto a gema quanto a clara
3) Lave as mãos quando manipular produtos alimentícios
4) Não misture alimentos crus com os cozidos para reduzir a possibilidade de contaminação e mantenha a refeição pronta na geladeira
4) Ao adquirir os ovos, mantenha-os sob refrigeração, o que diminui a proliferação de bactérias
5) Evite contato dos ovos com outros alimentos através de pratos, copos e talheres utilizados para prepará-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...