quarta-feira, 7 de março de 2012

Fim da fila para cirurgia de cataratas




Cirurgia de cataratas: Em dezembro de 2011 a fila foi zerada em Ubá.
A longa fila de espera para a realização de uma cirurgia de cataratas que podia chagar a dois anos é coisa do passado em Ubá. Em dezembro de 2011 esta fila foi praticamente zerada. Neste ano de 2012, o tempo médio de espera para a realização da cirurgia é de 60 dias, contados à partir da entrada do pedido na secretaria Municipal de Saúde de Ubá.
A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria de Saúde, articulou dois fatores fundamentais para alcançar este resultado: O primeiro foi a assinatura de um convênio em 2010, entre o Hospital Santa Isabel e a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, que possibilitou a implantação deste serviço de oftalmologia para atender a população da microrregião de Ubá.
“O segundo e decisivo fator que vem contribuindo para que o serviço de oftalmologia de Ubá se torne um dos mais resolutivos do estado de Minas é a dedicação dos médicos Dr. Loimar Mendes de Souza e Dr. Marcelo Gonçalves de Carvalho. Estes dois profissionais têm se dedicado quase que exclusivamente aos pacientes do SUS, com nível altíssimo de satisfação tanto dos pacientes, como dos gestores do SUS da micro região”, enfatizou o Secretário de Saúde Cláudio Ponciano.
Segundo ele “Certamente os excelentes resultados deste serviço, que ainda funciona por meio de convênio, será levado em conta pelo Ministério da Saúde, na analise do pedido de credenciamento definitivo do serviço de alta complexidade em oftalmologia, que já tramita no Ministério”. Este credenciamento irá possibilitar a realização de procedimentos mais complexos, que hoje só são realizados fora de Ubá.
Como o critério de distribuição das vagas é populacional, em alguns municípios da microrregião ainda existem filas. Em recente reunião realizada entre gestores e prestador do serviço foi firmado um acordo para diminuir esta fila também na região.

Passo a passo para a cirurgia
A secretaria de Saúde de Ubá é responsável por fazer o controle, avaliação e regulação do serviço de oftalmologia. Por meio de pactuações (acordo dos gestores das cidades atendidas) e critérios já estabelecidos, faz-se a distribuição quantitativa e qualitativas das consultas, cirurgias e exames.
O acesso ao serviço de oftalmologia começa na unidade de saúde perto da sua casa. O medico clínico da unidade, após perceber a sua necessidade, encaminha o paciente para a consulta com o Dr. Marcelo ou Dr. Loimar. Se for diagnosticado a necessidade da cirurgia ou algum exame, o paciente procura a Secretaria Municipal de Saúde de Ubá com os documentos para dar inicio aos procedimentos pré-operatórios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...