domingo, 4 de março de 2012

Ubá é referência na realização do teste da orelhinha



Uma lei federal garante, desde 2010, a realização do teste da orelhinha para os recém nascidos. O exame detecta deficiências auditivas logo após o nascimento do bebê. A cidade de Ubá é referência para 20 municípios da região e, por mês, são realizados cerca de 120 exames na cidade.
Clique aqui e veja o vídeo desta reportagem

O exame dura poucos minutos e é gratuito. A fonoaudióloga utiliza um aparelho que envia estímulos e capta a reação do sistema auditivo da criança. O resultado sai na hora. 

O ideal é que o teste seja realizado nos três primeiros meses de vida. Contudo, a fonoaudióloga Nayara Lana destaca que muitos pais ainda demoram a levar os filhos a um especialista.

A prematuridade, histórico familiar de surdez na família e problemas durante a gestação são fatores de risco que podem levar a uma alteração no sistema auditivo da criança. O hospital Santa Izabel tem capacidade para realizar até 250 exames por mês e é referência para a microrregião de Ubá. A instituição atende uma população estimada em 300 mil pessoas vindas de 20 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...