sexta-feira, 2 de março de 2012

Lançamento do Programa Saúde na Escola

Em reunião realizada no salão de eventos da Matriz do Rosário, foi lançado em Ubá o programa federal Saúde na Escola, ação conjunta da Prefeitura de Ubá, através das Secretarias da Saúde e Educação e 38ª Superintendência Regional do Ensino.

Instituído pelo Governo Federal, tem como objetivo trabalhar as dimensões da construção de uma cultura da paz, combate às diferentes expressões de violência, enfrentamento do uso do álcool, tabaco e outras drogas, além de cuidados com a saúde bucal, prevenção da obesidade e outros temas.
Estarão participando 21 escolas municipais, 15 escolas estaduais e também a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, conforme a área de abrangência das 18 equipes do programa Saúde da Família, beneficiando aproximadamente 15 mil crianças e jovens matriculados na rede pública, da educação infantil ao 9º ano.
Foram oradores, na abertura do evento, o Prefeito Vadinho Baião, a Superintendente de Ensino, Gislene Bicalho, o Secretário da Saúde, Claudio Ponciano e o Secretário da Educação, Samuel Gazolla Lima.
O Professor José Geraldo Araújo, gerente da Divisão de Apoio Pedagógico da SME, detalhou os passos seguintes ao lançamento: “até o dia 10 de abril estaremos fazendo uma avaliação antropométrica na rede pública, com levantamento de medida e peso de todos os alunos para encaminhar ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde. Com isto teremos um diagnóstico preciso de peso e medida das crianças e adolescentes da rede pública. Num segundo momento será feita uma avaliação oftalmológica, com testes de optometria, para identificarmos os alunos com necessidades de atenção à visão, dentro do programa Olhar Brasil, com atendimento oftalmológico e aquisição de óculos, se houver necessidade. Vamos também realizar outros programas, como o de prevenção das DST/AIDS, prevenção às drogas, campanha de vacinação, campanha de alimentação saudável para combater a obesidade, programa de práticas esportivas diversas e muitos outros.”
O Professor Edmar Pereira Lopes, analista educacional da 38ª SRE, comentou: “o programa confirma a importância de interligar todos os trabalhos da saúde com os trabalhos da educação. Teremos um avanço e um aperfeiçoamento da saúde no sentido preventivo, curativo, integral e também estaremos aumentando os índices de qualidade de vida, não só
dos alunos, mas de todos os familiares e de toda a sociedade”.



Um comentário:

  1. Prezados,

    Pedimos sua ajuda para a divulgação do Curso Educação e Saúde na Escola da UFMG. Esse Curso será gratuito e ofertado na modalidade a distância, tendo duração de seis meses. Estão sendo disponibilizadas 500 vagas distribuídas em 10 polos da UAB (Universidade Aberta do Brasil) no estado de Minas Gerais.

    As inscrições para Cursistas já estão abertas até o dia 03/03/2013. Se possível, favor dar ampla divulgação.

    Para mais informações acesse o nosso site: www.educacaoesaude.net.br ou o Edital: https://www2.ufmg.br/ead/ead/Home/Noticias/Inscricoes-abertas-para-curso-de-aperfeicoamento-em-Educacao-e-Saude-na-Escola.

    Desde já agradeço!

    Atenciosamente,
    Antônio Artur de Souza

    ResponderExcluir

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...