domingo, 11 de março de 2012

Urgência e Emergência em Ubá: 20 anos depois, uma esperança



A Conferência Nacional dos Bispos da Brasil – CNBB, lançou na quarta-feira de cinzas, a Campanha da Fraternidade 2012 com tema: “A Fraternidade e a Saúde Pública”. Dois objetivos desta campanha nos chamam à atenção: Um primeiro objetivo da campanha é disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável. O segundo objetivo da campanha visa despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento.

Segundo estudos da organização Pan-Americana da Saúde, as ações de urgência e emergência e suas deficiências apresentam-se para a sociedade como a ponta mais visível do sistema de saúde em todo o mundo. No Brasil, ainda segundo o mesmo estudo, prevalece uma organização atomizada, fragmentada, concorrente e inadequada para o enfrentamento do quadro epidemiológico.

Em Ubá a urgência e emergência, mesmo contando com o esforço gigantesco dos hospitais contratados e conveniados, sofre dos mesmos problemas diagnosticado no estudo da organização Pan-Americana: organização atomizada, fragmentada, concorrente, inadequada e sub-financiada.

A partir da entrada em vigor do primeiro e único plano municipal de saúde de Ubá, na primeira metade da década de 90, e por deliberação deste plano, o município desativou o seu ambulatório 24 horas e transferiu a gestão e a execução dos serviços de urgência e emergência aos ambulatórios dos dois hospitais existentes na cidade à época.

Nas duas ultimas décadas o serviço de urgência e emergência no município, repito, mesmo com o esforço gigantesco dos dois hospitais, tem sido o principal alvo de reclamação e insatisfação de todos: da população usuária, dos  prestadores do serviço e dos sucessivos  governos.

Sinais de Esperança: Também são dois os motivos que me levam ter esperança. A médio prazo vamos melhorar o atendimento de urgência e emergência na cidade de Ubá.

Nos próximos dias estaremos enviado para aprovação no Conselho Municipal de Saúde, com anos de atraso, o segundo Plano Municipal de Saúde de Ubá, da história de Ubá. Neste documento que será submetido a aprovação do Conselho, estamos propondo a co-gestão dos serviços de urgência e emergência no município. Um município do porte de Ubá, com seu grande potencial contratador de profissionais de saúde, não pode ser apenas coadjuvante na gestão do serviço de urgência emergência. A co-gestão, entre outros benefícios, possibilitará o fortalecimento de uma rede de atenção articulada em todos os níveis.

Não há solução para a urgência e emergência sem dinheiro novo, dos três níveis de governo: (municipal, estadual e federal) , uma vez que o sub-financiamento é um dos grandes entraves. O segundo sinal de esperança é a implantação da rede macro sudeste de urgência e emergência que está previsto para entrar em vigor em 2012/2013. A rede macro sudeste, entre outros objetivos, vai garantir financiamento tripartite para a implementação da política nacional de atenção às urgências e emergências na região de Ubá, Juiz de fora e outros.

A experiência das redes macro regionais de urgência e Emergência já se encontra em funcionamento: no Norte de Minas com investimentos de 20 milhões de reais nos hospitais de referencia. Entre os resultados mais proclamados está a diminuição da mortalidade. A rede macro centro que articula os municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, também já está aprovada. Serão investidos aproximadamente 30 milhões de reais para fortalecer 30 trinta hospitais que compõe esta rede. No inicio deste ano de 2012 entrou em funcionamento a rede de urgência da região centro sul, que articula os municípios de Barbacena, conselheiro Lafaiete e outros, onde estão sendo investidos 12 milhões de reais.

Toda a comunidade de Ubá e região tem uma grande contribuição a dar neste processo, se disponibilizando a conhecer o projeto e se dispondo a lutar pela sua implantação.

Precisamos superar nossas pequenas divergências, nossa concorrência por objetivos menores, e unir forças por um justo financiamento para o serviço de urgência e emergência.

Claudio Ponciano
Secretario de Saúde de Ubá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças Não transmissíveis

doenças não transmissíveis (DNT) matar 40 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 70% das mortes que ocorrem no mundo. ENT morrem ...